segunda-feira, 7 de setembro de 2009

REGISTROS DOS TEXTOS

Texto: Conceitos e reflexões sobre a tecnologia educacional - cap. 3


O primeiro instrumento tecnológico utilizado no ambiente educacional foi o livro. Por ser o resultado de uma técnica, o livro é considerado um intrumento da tecnologia. Até os dias atuais, é utilizado no processo de ensino-aprendizagem.
Com o passar dos anos, a tecnologia veio sendo aprimorada, e chegou-se às escolas os resultados desse aprimoramento, tais como a informática, o computador, a televisão, o rádio, o vídeo, o áudio, os impressos e etc. Assim, a Tecnologia Educacional está relacionada à prática do ensino baseado nas teorias e no uso das comunicacões e desses novos aprimoramentos tecnológicos. Porém, é necessário definir o uso desses recursos para fins educacionais e o objetivo que se deseja atingir, avaliando sempre as virtudes e limitações de tais recursos.
Além disso, as instituições educacionais também produzem tecnologia (softwares, livros, vídeos, jornais). Essa produção não se limita apenas a novas invenções, mas, inclusive, a elaborar críticas sobre as produções tecnológicas, vinculando a tecnologia à didática e à cultura.
Consequentemente,as tecnologias delimitam o poder : quem detém tecnologia detém o poder. Por isso, ela não é neutra, pois obedece a jogos de poderes e às leis de mercado próprias da sociedade na qual está inserida, o que acarreta mudanças tanto positivas quanto negativas no comportamento das pessoas e no meio ambiente.

Texto: PETITTO, Sonia.Porque um novo olhar para o aluno? In:_______ Projetos de trabalho em Informática:projetos de trabalho em informática.


O ensino na era do homem virtual deve acompanhar o pensamento ágil e preciso desse homem do futuro, devendo ser explorado por meio de espaços de leitura com hipertextos, salas de discussões, pesquisas em sites da Internet ou Tvs educativas, numa visão centrada na aquisição e na utilização da informação com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
É necessário que os educadores estejam preparados para receber o aluno que já frequenta a sua primeira escola: a sala de TV de sua casa, o shopping com muitas opções eletrônicas, as ruas e esquinas informatizadas dessa era do virtual. A escola deve estar preparada para ensinar o aluno a ler o mundo também por meio de outras linguagens, e por isso ela deve saber lidar com esses instrumentos para essa nova leitura.
A partir da orientação que o aluno recebe da escola, ele terá condições de utilizar todos os recursos que a mídia oferece, terá condições de aprender a utilizar os instrumentos que produzem informação e que permitem o acesso à notícias em tempo real para o desenvolvimento do seu senso crítico, da sua autonomia no aprendizado, tornando-se sujeito figura participante dos fatos políticos-sociais de seu país, contribuindo para o aprimoramento da cidadania e da ética.
A informática educativa tem sido utilizada no processo ensino/aprendizagem, aprendizagem com autonomia, e auxiliadora nos aspectos afetivos, sociais e cognitivos do ser humano, além de ser utilizada como poderoso recurso didático.
O papel do educador nesse processo deve ser de um mediador do conhecimento, estando apto para identificar as várias competências adquiridas e cada estágio cognitivo (da criança e do adolescente), de acordo com a ótica da aprendizagem com a autonomia, fazendo uso do computador (ou não), sabendo analisar a influência telemática a serviço da educação e seus efeitos nocivos e benéficos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.
    adorei suas reflexões e sínteses.
    ah. adorei a foto tb. rss.
    abs.

    a avaliação do blog foram considerados:
    - registros das aulas
    - regularidade destes registros
    - enriquecimento destes registros (links, videos, etc)

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