segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ATIVIDADES DO MÊS DE DEZEMBRO

SEMINÁRIO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: ______Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus, 2006. 173 p.
Questão: Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?
As chamadas novas tecnologias em educação são conhecidas pelo uso da informática, do computador, da internet, do CD-ROM, da hipermídia, da multimídia, do powerpoint, do correio eletrônico etc. as quais podem colaraborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficiente e eficaz.
Por meio dessas novas tecnologias é possível dinamizar as aulas realizadas nas salas de aula, tornando-as mais interativas, interessantes, vinculadas com a nova realidade de estudo, de pesquisa e de contato com os conhecimentos produzidos, ou seja, o aprendiz tem a oportunidade de participar da construção do conhecimento.
É importante destacar que a tecnologia é apenas um instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional do país. Ela apenas favorece a aprendizagem se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional dos estudantes. As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Como o processo de aprendizagem abrange o desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e atitudes, pode-se deduzir que a tecnologia a ser usada deverá ser variada e adequada a esses objetivos.
É nesse contexto que se torna essencial a mediação pedagógica do professor no processo de ensino aprendizagem dos alunos por meio das tecnologias. O papel mediador do professor é de facilitar, incentivar ou motivar a aprendizagem, e que o mesmo se apresente com disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem.
A mediação pedagógica do professor será a ponte para o diálogo , para a troca de experiências, para o debate de dúvidas, questões ou problemas, para a coleta e seleção de informações, estabelecendo conexões entre o aprendiz, o conteúdo, os colegas de sala, o professor e demais pessoas caracterizando a interaprendizagem.
A mediação do professor também contribuiu para direcionar o uso dessas novas tecnologias para atividades de pesquisa, de busca de informações, de construção do conhecimento e de elaboração de trabalhos escolares e monografias, além de desenvolver tanto a criticidade do aluno quanto a do professor, pois a construção do conhecimento por meio dessas ferramentas torna-se recíproca.

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